Fabian Balbinot, 256 páginas - Alcance
Sinopse:
"Em um submundo de sombras e poder, onde os vampiros são reais, surge uma entidade desconhecida, que perambula em uma incansável busca pelo sangue eterno dos mortos-vivos, enlouquecendo-os com pavores semelhantes aos que eles costumam infligir aos seres humanos, e usando os próprios humanos como iscas para atraí-los..."
Este é um livro bem diferente de tudo que já leu sobre vampiros e do gênero de terror. Possui um estilo diferente de contar a história, sendo contada a cada capítulo de um modo diferente.
E para aqueles que pensam que este livro é mais uma história de vampiro que segue a moda atual dos romances sobrenaturais, está enganado. Como já disse acima, ele segue a linha de terror, bem ao estilo Stephen King e de maneira totalmente diferente das histórias de vampiro que, ao menos eu, já vi. Nada de glamour, riquezas, requintes etc.
O livro conta histórias de vampiros, mas não como seres mortos-vivos sanguinários que atemorizam os humanos. Aqui os atemorizados são eles, OS VAMPIROS! Surge, através da evolução natural, um ser que veio para suprir a falta de predadores dos vampiros. O problema é que eles não têm como se defenderem! E é a partir desta idéia que temos o livro!
A história é contada através de apenas sete capítulos. As histórias entre os capítulos não estão diretamente ligados. Eles mostram a relação e a evolução desta entre os vampiros e novo predador.
Podemos ver a inexperiência do predador e a sua busca pelo conhecimento, assim como podemos ver os vampiros “baixando as cristas”, descobrindo que existe agora, no mundo, um ser superior a eles, dominando-os. Agora resta, por um lado, se tornar o predador que o novo está a ser, por outro, a busca pela sobrevivência.
Cada capítulo é escrito de forma diferente e inteligente. Poderia ser comparados a contos, não fosse o fato de estarem interligados. Há capítulo que é escrito como roteiro de peça de teatro, lembranças, uma narração comumente vista em 3ª pessoa dentre outros tipo. Isso torna a história interessante, tira a monotonia da leitura. Há cenas bastante impactantes, bem sangrentas e detalhadas. Há um outro detalhe que diferencia este livro: nenhum personagem possui um nome. Isso é diferente, mas não prejudica em nada o entendimento da história e deixa ela ainda mais interessante! Podemos ver também uma crítica ao modo de vida da sociedade atual, que perdeu o interesse por coisas banais que antes tinham importância e hoje não é mais percebida, como a beleza de uma flor, uma criança etc. Hoje passamos por uma flor de particular beleza e nem a notamos, e é a respeito deste tipo de coisa que o livro faz uma severa crítica.
O único problema do livro e que dificulta a leitura é a linguagem do livro. Em alguns momentos ela é um pouco difícil, com algumas palavras ou expressões que, ao menos eu, não conhecia, então tinha que ir ao dicionário. Mas isso não tira nenhum mérito que este livro possui! Ainda o recomendo com um excelente livro! Leiam e vejam que um dia a maré vira e os predadores viram as presas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixem que a sua imaginação voe!!