segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Resenha: A Morte do Cozinheiro, Allan Pitz

A Morte do Cozinheiro
de Allan Pitz, 80 páginas - Above Publicações

Sinopse (retirada do Skoob):
"Palavras do autor: "Nesse livro em especial não me prendi a nada; fiz como fazia nos palcos: montei um personagem e deixei fluir tudo na sua sintonia. O protagonista, Luiz Aurélio, encontra-se num estado de perturbação mental contínuo: não existe mais verdade ou ilusão; existe a sua realidade tragicômica tosca de perdas super valorizadas e ciúmes." Apresentação do livro: É verdade, eu matei o cozinheiro. Em momento algum deste livro negarei que matei o sórdido cozinheiro com minhas próprias mãos de escrever versos. Havia motivo claro em saciar-se com a sua morte, morte de quem por carne e gozo objetou-se ao incomensurável amor que me tornava tão puro. Eu estripei-o com suas facas imundas de trabalho banal, e escalpelei por mimo infantil, de criança brincalhona, ao ver os índios e escalpes na TV. Matei o demônio com noventa facadas, cultivando um novo demônio sanguinário em mim, portanto não negarei ter feito a coisa mais maravilhosa que eu poderia fazer por minha inconsequência gloriosa naquele momento: Eu matei o cozinheiro. A morte do cozinheiro já deve ser considerada uma das obras literárias mais intensas e atuais sobre a dor de cotovelo e o ciúme. De forma singular o autor nos guia sem medo até o amor doente de Luiz Aurélio e as psicoses novas da recente solidão induzida. A derrota do ”eu” exaltado, o abandono, e a morte que pede lugar ao descontentamento puramente egoísta caminham livres. Vemos um jogo de querer e não poder, que desenrola o frágil espírito do ser humano desiludido de amor. Usando a mescla de linguagens necessária em sua abordagem diferenciada, Allan Pitz atormenta os corações abalados neste livro memorável e instigante, fazendo enxergar com outros olhos a parte considerada cruel de uma trágica história romântica."

Um livro que conta a história de uma decepção amorosa e o estrago que ela pode causar na vida das pessoas. Luíz Aurélio é um homem atormentado pelo fim do seu relacionamento com Carmen. Tudo piora quando Carmen começa a se relacionar com o cozinheiro Lucas.

O livro começa com um desabafo cheio de raiva e ódio. É escrito de uma forma bem diferente, seguindo o estilo de prosa poética. Aqui ele diz o que sente e o que pensa sobre amor e a revolta que sente daqueles que são contrários à sua ideia. Esta primeira parte, eu achei um pouco confusa, é um verdadeiro jorro de raiva.

Após colocar tudo para fora e se acalmar começamos a ler os fatos do que aconteceu, desde o início do relacionamento até o momento da morte. Este relato possui, em alguns momentos, a opinião do personagem e em alguns momentos até parece uma conversa.

O relato é vago, não passando os detalhes necessários para que se possa entender completamente alguns fatos e também é contraditório, em um momento você tem a impressão que houve algo e, mais à frente no livro, o mesmo fato parece ter ocorrido de outra forma. Isso faz com que não saibamos o que ocorreu realmente ou não, ou seja, ao final não será confirmado se as motivações do crime são reais ou não, e isso é corroborado com a última frase do livro.

O livro possui referências ao livro de Machado de Assis “Dom Casmurro” e uma das principais é o que disse acima. Essa incerteza lembra o grande dilema do livro de Machado de Assis, porém, em “A Morte do Cozinheiro”, o dilema será diferente.

O que me incomoda no livro é a confusão do texto em alguns momentos e os longos parágrafos, que considero desagradável, como já disse em resenhas anteriores, isso impede com que você possa rapidamente parar a leitura e, se tiver que parar rápido, acabará tendo que interromper a leitura no meio dele.  E para quem tem algum tipo de problema de concentração, textos muitos longos sem interrupções chega a ser desestimulante, pois o leitor poderá não conseguir se concentrar para ler um parágrafo tão longo que venha a ter a extensão de mais de uma página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem que a sua imaginação voe!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...