terça-feira, 3 de abril de 2012

Resenha: João & Maria, Ana Paula Bergamasco e Marcos Bulzara

João & Maria
de Ana Paula Bergamasco e Marcos Bulzara, 192 páginas

Sinopse:
"O que você escolheria: O Amor ou a Razão? Maria é bonita, estudiosa, avessa à badalação e tradicional. João é lindo, extrovertido, arrogante e vocalista de uma banda de rock. ...Ela jamais se aventurou numa paixão. Ele já singrou pelos mares de um amor fulminante. Eles não têm nada em comum. Mas foram feitos um para o outro."


O livro conta a história de João e Maria, desde os eventos que culminaram no ponto inicial da história desses dois personagens ao grande final.
O livro é escrito por dois autores que vieram de livros de drama e juntaram para escrever um livro cuja história é um romance, bem mais leve que os livros escritos por cada autor. É divido em Prólogo, 14 capítulos e o Epílogo, todos, à exceção do Epílogo, são contados em duas partes, sendo cada parte mostrando o ponto de vista de Maria e João do que vai acontecendo ao longo da história. A primeira parte é sempre de Maria, portanto, a segunda será sempre do João e ambas as partes são interligadas.
A história é bem estruturada, não há falhas na narrativa da história, os dois pontos de vistas estão bem intrincados sem pontos faltando em uma das partes. A história é contada de modo primoroso, deixando bem claros os sentimentos de cada personagem, seus desejos e frustrações, suas escolhas e o que elas representam em suas vidas e, enquanto lemos o livro podemos sentir e perceber exatamente o que ocorre com os personagens, por exemplo, enquanto lemos o livro, conseguimos sentir a confusão de sentimentos que o João tem.
O livro, também, mostra muito bem a relação entre os personagens principais da história (João e Maria) e os que estão mais próximos deles, porém, a relação da Maria com sua mãe e irmã é muito pouco explorada durante o livro, sendo mostrada principalmente durante a adolescência dela, porém quase não vemos esta relação já em sua fase adulta, não vendo assim as mudanças sofridas, e que podem ser percebidas durante a história, com o amadurecimento de Maria. Já em relação ao João essa relação dele com sua família é bem explorada durante todo o livro. Esta é a única falha que vi no livro.
João & Maria é um livro envolvente, de uma leitura leve e divertida, onde você se verá rindo e chorando junto aos personagens, se apaixonar e sofrer desilusões e, no fim, ficar com gostinho de quero mais!

2 comentários:

  1. LARISSA, ROMANCES NUNCA SÃO SOMENTE "IMPRESSÕES"... ROMANCES SÃO APENAS DIGITALMENTE, O MELHOR QUE FAZEMOS AOS NOSSOS CORAÇÕES!!

    PARABENS AO NOVO ROMANCE... ENTRE DOIS ESCRITORES DESIGUAIS, É ASSIM SEMPRE... O IGUAL NÃO ELABORA "ROMANCE"... rsrsrsrsrs
    FOI ASSIM COMIGO E COM DÁRIO ÁLVARES....

    BJOS E BELO DIA DE ROMANCE SEMPRE

    (e não é loucura da joaninha)
    http://loucuradajoaninha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog.
    Seguindo aqui já, segui o meu tbm.
    Bjos...
    http://detudoumpoucodany.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixem que a sua imaginação voe!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...